Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

Formação Psicanalítica

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE FORTALEZA (SPFOR) | INSTITUTO DE ENSINO E FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

CRITÉRIOS E PASSOS PARA A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

PROCESSO SELETIVO 2024

Edital 2024 - Selecao Formacao na SPFOR

Anexo 1 - Requerimento

Anexo 2- Ficha de Identificação

Anexo 3 - Declaracao

A SPFOR é uma sociedade componente da International Psychoanalytical Association (IPA) e, como tal, tem como missão divulgar a psicanálise e formar novos psicanalistas dentro dos requisitos exigidos para a formação psicanalítica por essa instituição, fundada por Sigmund Freud.

O Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica (referido daqui em diante como Instituto) é o órgão das sociedades componentes, entre as quais, a SPFOR, responsável pela formação psicanalítica (referida daqui em diante como Formação), a qual é regida pelo Estatuto da SPFOR e pelo Regimento Interno do Instituto, nos quais têm base as seguintes informações:

  1. SELEÇÃO

A pessoa que pretende ingressar na Formação precisa, antes de tudo, interessar-se em aprofundar seu conhecimento sobre a teoria psicanalítica, por meio do estudo das obras de Sigmund Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilfred Bion e outros autores (contemporâneos de Freud, pós-freudianos e pós-kleinianos),  além de ter disposição para estudar a teoria da técnica psicanalítica e para treinar sua prática, no exercício da clínica psicanalítica sob supervisão.

Também é necessário que o pretendente reúna as seguintes condições:

- ser médico ou psicólogo com registro nos respectivos Conselhos Regionais, ou ser estudante cursando o último ano de medicina ou psicologia;

- dispor de tempo para estudar e frequentar as atividades necessárias tais como seminários semanais, sessões de análise pessoal e de supervisão de casos clínicos;

- poder assumir o compromisso financeiro que o processo da Formação requer.

O processo seletivo ocorre em várias etapas, a saber:

1.1 Inscrição

A pessoa que pretende fazer a Formação deverá encaminhar à secretaria da SPFOR, por e-mail, os documentos solicitados no edital de seleção, dentro do período de tempo previsto para a inscrição, também definido no edital.

1.2 Primeira entrevista individual

Após ter inscrição confirmada, o pretendente deverá ser entrevistado, individualmente, por três diferentes analistas didatas integrantes da Comissão de Ensino. Terminadas as entrevistas, os três entrevistadores reúnem-se para deliberar, em conjunto, se o pretendente será aprovado ou não, nessa primeira etapa.

1.3 Período como postulante – Análise prévia

Sendo aprovado na primeira etapa, o pretendente iniciará sua análise individual com um dos analistas didatas da SPFOR, com a frequência mínima de três vezes por semana. A relação nominal dos analistas didatas será fornecida pelo Instituto aos aprovados, para que escolham seu analista, de acordo com a disponibilidade de cada analista didata.

Iniciada a análise, a pessoa selecionada passa a ocupar o lugar de postulante, ou seja, de quem vivencia a psicanálise, do ângulo do divã, passando a conhecê-la mais de perto. É tempo de exercício, de experimentação com a psicanálise, de reflexão a respeito de si mesmo e de revisar a decisão de trilhar pelos caminhos da psicanálise desenhados pela IPA. A estrutura de três eixos da Formação proposta pela IPA serve de guia, mas possibilita que cada um trace a sua própria trajetória.

1.4 Segunda entrevista individual

Após um ano de análise, o postulante passa pela segunda etapa de entrevistas com três analistas didatas da SPFOR, momento em que o processo seletivo é concluído. Sendo aprovado, o postulante inicia a Formação, passando a ocupar o lugar de candidato, denominação tradicionalmente dada na IPA ao analista em formação. Nesse momento, os postulantes que fizeram sua inscrição como estudantes de medicina ou psicologia precisam já estar graduados.

  1. A FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

2.1 Estrutura - A Formação apoia-se em três eixos (tripé):

  • ANÁLISE PESSOAL, feita com um analista didata da SPFOR, na frequência mínima de três vezes por semana, com duração que se estenda, necessariamente, até a aprovação do primeiro relatório de supervisão oficial, mas com término dependente do entendimento entre analisando e analista.
  • ESTUDO DA TEORIA PSICANALÍTICA clássica e de sua evolução, eixo esse que inclui seminários teóricos, técnicos e clínicos, para os quais são exigidas leituras prévias dos textos indicados, assiduidade, participação, reflexões sobre os temas abordados expressas em trabalhos escritos a serem entregues quando forem solicitados, além da apresentação de relatos clínicos.
  • SUPERVISÃO DE CASOS CLÍNICOS, que consiste no atendimento psicanalítico praticado pelo candidato por meio de duas psicanálises com frequência de três vezes por semana, sob supervisão individual de analistas didatas da SPFOR, de acordo com a escolha de cada candidato e aceitação do analista escolhido. O candidato apresenta um relatório para cada caso a ser avaliado por uma banca examinadora composta por três analistas didatas indicados pelo Instituto, dentre os quais não podem estar o analista do autor nem o supervisor do caso.

*Após cumprir todos os requisitos citados, o candidato deve escrever um trabalho teórico-clínico, por meio do qual, se  aprovado, conclui sua Formação passando a psicanalista membro associado da SPFOR e, consequentemente, da IPA. O processo de formação tem a duração mínima de aproximadamente seis anos.

2.2 Horários das atividades

Os seminários têm duração de quatro horas e se realizam, em geral, nas sextas-feiras, à tarde. Podem haver situações em que seja preciso que os seminários ocorram em outros dias, mas isso é, previamente, acordado com os candidatos. Os horários das sessões de análise pessoal e das sessões de supervisão são combinados entre o candidato e seu analista/seus supervisores.

2.3 Custos financeiros da Formação

Na primeira fase do processo de seleção, se prevê o pagamento da taxa de inscrição sendo tal valor fixado à época da seleção pelo Instituto.

No período de postulante, um ano, o custo é o da análise prévia, cujo valor é acordado entre analista e analisando sem a interferência da Instituição.

Ao ingressar na Formação, o candidato passa a pagar a mensalidade da SPFOR, cujo valor é definido pelo Conselho Diretor da SPFOR. Além disso, divide com os integrantes de sua turma o valor correspondente ao pagamento do coordenador dos seminários teóricos.

Os custos referentes às sessões da análise didática e às sessões de supervisão didática sempre resultam de acordo entre analistas didatas e seus analisandos ou supervisionandos, nunca sofrendo a interferência da Instituição.

Maiores informações sobre a Formação Psicanalítica poderão ser encontradas no capítulo V – Da Formação Psicanalítica, do Regimento Interno do Instituto de Ensino e Formação Psicanalítica da SPFOR.

Site – www.spfor.com.br

e-mail da secretaria: [email protected]

e-mail do Instituto: [email protected]

 

 

 

 

Psicanálise – Teoria e Método 2025

Inscrições abertas para o curso – Psicanálise – Teoria e Método – 2025 Como é a construção da escuta em psicanálise? …

Psicanálise – Teoria e Método 2025

Inscrições abertas para o curso – Psicanálise – Teoria e Método – 2025 Como é a construção da escuta …

Revista Reverie – Vol. XVI, nº 1 – 2023

SUMÁRIO Editorial | Maria Haydée Augusto Brito A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA Diversidade na unificação | Paulo Marchon …