Blog da SPFOR

Notícias, artigos e informações sobre atividades, cursos e jornadas.

A infância e a adolescência na História da Arte: laços psicanalíticos

20 de novembro de 2021 –  09h-12h

Evento online via Zoom
Inscrições: Sympla – https://www.sympla.com.br/a-infancia-e-a-adolescencia-na-historia-da-arte-lacos-psicanaliticos__1403221
Informações:  [email protected]
Evento gratuito

Na História da Arte, uma profusão de imagens representa a infância e a adolescência: os bebês no colo de suas madonas, os retratos dos infantes da nobreza, as crianças da burguesia na pintura impressionista, o despertar da sexualidade na adolescência, entre outras. No entanto, existem ausências e distorções em imagens que se referem à infância e à adolescência de indígenas e africanos.

Há um questionamento se seria mais adequado colocar essa história no plural, para podermos falar em uma diversidade de histórias. Sabemos que muitas delas ainda precisam ser, além de contadas, representadas.

O primeiro módulo do curso “A Infância e a Adolescência na História da Arte: laços psicanalíticos” é uma iniciativa do NUPIA da SPFOR. Ele será gratuito e aberto ao público. O objetivo é colocar em movimento e ampliar as possibilidades relacionais e inventivas no encontro da arte com a psicanálise, indagando, por exemplo, sobre modelos de imagens que ficaram fossilizados.

Convidada:
Ana Valeska Maia Magalhães é graduada em Artes Visuais e professora de História da Arte desde 2006. Psicóloga e Psicanalista em formação pela SPFOR.

 

Psicanálise – Teoria e Método 2025

Inscrições abertas para o curso – Psicanálise – Teoria e Método – 2025 Como é a construção da escuta em psicanálise? …

Psicanálise – Teoria e Método 2025

Inscrições abertas para o curso – Psicanálise – Teoria e Método – 2025 Como é a construção da escuta …

Revista Reverie – Vol. XVI, nº 1 – 2023

SUMÁRIO Editorial | Maria Haydée Augusto Brito A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA Diversidade na unificação | Paulo Marchon …